Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tai Chi



Descrição: Tai Chi Chuan é uma sofisticada arte chinesa cujos princípios filosóficos baseiam-se no Tao. Todo chinês o pratica ou o praticou em alguma época de sua vida. É efetuado através de movimentos extremamente lentos, unidos a uma profunda respiração e mentalização. Os franceses comparam ao Yoga indu. Diz-se que seus praticantes atingem a longevidade.








TAI CHI CHUAN O Tai Chi Chuan é derivado de um conceito de filosofia chinesa, significando "supremo ultimato". Filosoficamente, diz-se que Tai Chi é o princípio de todas as coisas, e é representado por um círculo em aspectos claros e escuros, representando os conceitos Yin e Yang, os quais refletem atributos opostos complementares. Tai Chi Chuan é um esporte onde todos os movimentos são feitos com o corpo relaxado e a mente calma, porém concentrada. Praticar Tai Chi Chuan é entrar em harmonia consigo próprio, ao mesmo tempo que com o meio ambiente. O indivíduo que consegue entrar em harmonia consigo próprio está em equilíbrio com o meio e com a própria natureza. Mesmo que ele termine um exercício de Tai Chi Chuan, o Tai Chi continua no seu corpo. O ritmo, a sensação e os movimentos do Tai Chi permitirão um caminho aberto, tranqüilo e seguro para o praticante, pois para ele não há conflitos, não há perturbações



Yin Yang




O símbolo mundial do Tai Chi é o Yin Yang. Um círculo dividido em 2 partes iguais que representam as forças opostas unidas, uma controlando a outra, mantendo o equilíbrio do universo. As forças geralmente são classificadas como o Bem e o Mal, mas na verdade são os opostos. As cores são na maioria o preto e o branco mas o Yin Yang pode ser simbolizado com cores claras e escuras.
O Tai Chi para dentro e para fora do corpo
TAI CHI CHUAN - EXTERNO Externamente, o Tai Chi Chuan se caracteriza por movimentos suaves, equilíbrio, centralização, relaxamento e continuidade. Os movimentos devem ser suaves e regulares, executando-se as formas num mesmo ritmo. Cada forma exige equilíbrio do praticante, que não deve inclinar-se nem para frente nem para trás, nem para a esquerda nem para a direita, mas deve sentir-se equilibrado, concentrado e confortável nas posturas. O tronco do corpo deve estar ereto e em posição central, do cóccix até o topo da cabeça, as costas devem estar em linha reta. O peso do corpo deve repousar no meio dos pés, para poder apoiar todo o corpo sem se cansar. Todas as formas do Tai Chi são seguidas e contínuas da forma anterior. Com a prática dos seus movimentos, o Tai Chi traz um relaxamento natural ao praticante.

TAI CHI CHUAN - INTERNO O Tai Chi Chuan é chamado de forma interna do Kung Fu, e, portanto, uma Arte Marcial, como tal, traz para o praticante todos os benefícios das Artes Marciais, harmonizando a pessoa consigo mesma e com todas as coisas que a cercam.É caracterizado, principalmente, por energizar de forma suave todo o organismo. Evidencia a atenção para a respiração e a concentração. O Tai Chi Chuan, por ter seus movimentos harmoniosos e suaves, pode ser praticado por pessoas jovens e idosas, sendo, inclusive, especialmente indicado para as pessoas mais idosas, que querem praticar algum esporte, mas já não têm a mesma elasticidade e o vigor da juventude para poderem escolher um outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário